NOTÍCIAS

 27/03/2019

Plantio simbólico em todo o Brasil em comemoração ao Dia Internacional das Florestas

Nenhum comentário


Projeto Uruçu Capixaba e outros patrocinados pela Petrobras promoveram ação em vários cantos do país para celebrar a data nesta quinta (21)

Em comemoração ao Dia Internacional das Florestas, o Projeto Uruçu Capixaba realizou nesta quinta-feira (21) uma atividade de educação ambiental envolvendo alunos de uma escola pública municipal, na zona rural do município de Domingos Martins. Durante a ação, os alunos, pais, professores e funcionários da escola foram orientados a discutir a importância das florestas para a conservação do solo, água, biodiversidade e atmosfera, além da relação entre as florestas e as mudanças climáticas.

A equipe técnica do Instituto Brasileiro do Mar (Ibramar), instituto organizador do evento, também orientou os alunos na realização de um plantio simbólico de mudas de árvores frutíferas e melíferas, nativas da Mata Atlântica.

Essa iniciativa faz parte de uma ação em conjunto que é resultado da integração de projetos patrocinados pela Petrobras, da linha Florestas e Clima, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

WhatsApp Image 2019-03-21 at 17.09.33

Os projetos que integram essa iniciativa estão distribuídos em nove estados: Projetos Ar Água e Terra: Vida e Cultura Guarani (RS), De Olho na Água (CE), Florestas de Valor (PA), Guapiaçu Grande Vida (RJ), Verde Novo (MG e SP), Viveiro Cidadão (RO), Uruçu Capixaba (ES) e Semeando Água (SP).

O plantio simbólico de milhares de espécies nativas aconteceu em várias regiões do país na data em que se reforça a importância das florestas não só para a regulação do clima, mas também para a manutenção da vida no planeta. O evento envolveu crianças, adolescentes, jovens, universitários, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais e povos indígenas e visa sensibilizar as pessoas sobre a importância das florestas.

Esta ação conta ainda com uma campanha digital nas redes sociais dos projetos participantes com a hashtag #florestaseclima.

O Projeto Uruçu Capixaba é realizado pelo Ibramar e tem como objetivo promover a recuperação e restauração florestal na região serrana do Espírito Santo, contribuindo para ações de proteção e redução do risco de extinção da Melipona Capixaba, espécie de abelha sem ferrão, nativa endêmica do Espírito Santo e de grande importância para polinização. O projeto também visa contribuir para conscientização dos agricultores rurais e escolas ao entorno do local de realização do projeto, através de cursos de capacitação de boas práticas agrícolas e educação ambiental nas escolas.

Conheça mais os projetos da linha Florestas e Clima:

Projeto Uruçu Capixaba: https://www.ibramar.org/urucu
Projeto Ar, Água e Terra: https://projeto.iecam.org.br
Projeto De Olho na Água: https://www.deolhonaagua.org.br
Projeto Florestas de Valor: https://www.imaflora.org/comunidades-areas-protegidas_florestas-de-valor.php
Projeto Guapiaçu Grande Vida (GGV): https://ggvbr.org/o-projeto
Projeto Verde Novo: https://www.copaiba.org.br/verdenovo
Projeto Viveiro Cidadão: https://viveirocidadao.org.br
Projeto Semeando Água: https://semeandoagua.ipe.org.br


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *