Cronograma
Progressos avaliados até 12/11/2022
Meta 1 Mobilização, Sensibilização e Conscientização Ambiental dos beneficiários
Etapa 1.1 Apresentação do projeto de Sensibilização
Após a reunião de alinhamento com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos hídricos foi planejada como estratégia inicial a visita as comunidades de produtores rurais prioritárias, para uma conversa de apresentação do projeto juntamente com a equipe de técnicos da
secretaria, que conhecem bem a região e os produtores rurais.
Etapa 1.2 Conscientização e Educação Ambiental
Nesta etapa, o objetivo foi alertar para a importância da educação ambiental e como ela se relaciona em todas as esferas da sociedade, seja nos rios que utilizamos suas águas, na dessedentação animal e até no controle do nível da sua altura, a fim de evitar tragédias ou acidentes em estradas e habitações, com a queda de barrancos os deslizamentos.
A educação ambiental para além de trazer esses temas próximos a nós, busca relacionar também às chuvas que há pouco tempo se tornou escassa na região, fruto de eventos climáticos e que com a má gestão das áreas de app ou reserva legal pode cada vez mais ter um impacto menor na vazão do rio.
Foram realizadas oficinas de conscientização e educação ambiental nos seguintes locais:
Oficina de sensibilização e educação ambiental na localidade de Taquaral em Rio Fundo
Conforme combinado com o presente da câmara de vereadores Sr. Cezar Ronchi, no dia 22 de junho foi organizada uma oficina de sensibilização e educação ambiental na localidade de Taquaral, pertencente a comunidade de Rio Fundo em Marechal Floriano com envio de convite digital para os produtores. Durante a visita estiveram pressentes o Diretor Geral do Instituto Ibramar, Ms. Cláudio Antônio Leal, Diretor Financeiro Ms. Micael Paz e coordenadora técnica Eng. Florestal Joana Scarparo Novello.
Na localidade foi apresentado o projeto bem como medidas de educação ambiental que possam melhorar a qualidade de vida na comunidade, demonstrando benefícios que o projeto pode trazer se implantado por um número significativo de produtores de uma mesma região. Após a apresentação, os produtores sanaram suas dúvidas com a equipe a respeito de documentação necessária para participação no projeto, itens expostos no termo de compromisso e áreas elegíveis para aplicação.
Estiveram presentes no evento 20 produtores rurais. Ao final, os termos foram distribuídos e o Sr. Gibran Deiliener Endlich Canal juntamente com o Sr. Cezar Ronchi prontificaram-se a recolher os termos assinados e documentação obrigatória daqueles produtores que demonstrassem interesse em fazer parte do Nascente Viva.
Oficina de sensibilização e educação ambiental na comunidade de Costa Pereira
No dia 26 de julho de 2022, aconteceu a oficina de sensibilização e educação ambiental do projeto na comunidade de Costa Pereira, onde estiveram presentes os produtores locais e líderes comunitários que ouviram atentamente as palestras de sensibilização e educação ambiental apresentada pelo diretor geral, Claúdio Antonio Leal e diretor financeiro, Micael Paz e a Eng. Florestal e coordenadora técnica do projeto Joana Scarparo Novello. Foram entregues folders e as cartilhas de educação ambiental do projeto.
Oficina de sensibilização e educação ambiental na Associação de Produtores Rurais de Rio das Pedras – Araguaia
Foi realizado no dia 19 de agosto uma oficina de sensibilização e educação ambiental na Associação de Produtores Rurais de Rio das Pedras – Araguai. Com a ajuda do Sr. Cezar Ronchi, reuniram-se cerca de 10 proprietários para ouvir a coordenadora do projeto e o diretor financeiro Msc. Micael Paz apresentarem conteúdos de conscientização ambiental para fortalecer e demonstrar a importância de participação no projeto.
Oficina de sensibilização e educação ambiental na comunidade de Alto Araguaya
Foi feita uma reunião na comunidade do Alto Araguaia no dia 15 de setembro de 2022 na casa de um produtor rural local, onde buscou-se a participação dos agricultores locais para realização da oficina de sensibilização e educação ambiental junto aos produtores rurais. A presença dos produtores não foi como esperada, mesmo contando com o apoio e com a presença do vereador Cezinha Ronchi.
Meta 2 Elaboração, implementação e monitoramento de projetos de recuperação de APP
Etapa 2.1 Elaboração dos Planos de Recuperação Ambiental (PRA)
Foi Com o agricultor ou agricultora já interessado na avaliação da sua área para fins de recuperação ambiental, iniciou-se, pela equipe do IBRAMAR, a validação da sua propriedade para saber se há enquadramento às exigências do projeto. Após essa etapa, ocorre a avaliação da área para recuperação e consequentemente a proposta de recuperação.
No escritório a poligonal da área é identificada e também da área onde vai ocorrer a recuperação. Através da visita do técnico no local e registro por fotos e/ou vídeos. Na visita da equipe técnica, também ocorre a proposta do modelo de recuperação e, junto com o beneficiário, em comum acordo, ocorre a validação do PRA da propriedade rural.
Etapa 2.2. Recuperação florestal das áreas de preservação permanente
Etapa 2.3. Tratamento dos resíduos
Etapa 2.4. Monitoramento e Manutenção