Tilápia das Montanhas

FBBFBB

 

Objeto da Parceria

Implantar um projeto piloto de produção de tilápias e camarões com a utilização de fontes de energia alternativas de alta eficiência energética com o desenvolvimento de pacote de tecnologia social de baixo custo para aquecimento de água utilizada na aquicultura em Domingos Martins.

Ações

Implementação de estação experimental de cultivo de tilápia

Será instalado um sistema piloto, utilizando o cultivo consorciado do camarão Litopenaeus vannamei e da tilápia Oreochromis niloticus em sistema semi-intensivo com 1 viveiro escavado de 300 m³ na região de Tijuco Preto, no município de Domingos Martins – ES.


Utilização de tecnologias de aquecimento de água

A pesquisa para desenvolvimento do aquecimento da água consistirá na utilização do consórcio de diversas tecnologias para aquecimento de água, com a finalidade de se obter a máxima eficiência energética com baixo custo para o produtor. As tecnologias implantadas serão testadas para identificação do melhor custo benefício, e menor valor gasto por kw/h, devido esse procedimento ocasionar um alto gasto, podendo inviabilizar todo o cultivo.


Conscientização dos agricultores através da capacitação em boas práticas de aquicultura

Será realizado um curso de capacitação com os produtores rurais da região de Tijuco Preto, do município de Domingos Martins – ES, em boas práticas de aquicultura e aquecimento de água através de tecnologias de baixo custo.

 
 

FNMAFNMAFNMAFNMA