NOTÍCIAS

 24/10/2022

SEMARH TO alinha ações com Instituto IBRAMAR, responsável pela revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves

Nenhum comentário


A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semark), Miyuki Hyashida, recebeu nesta segunda-feira, 14, a diretoria do  Instituto Brasileiro dos Recursos Ambientais e Assessoria Rural (Ibramar) , responsável pelo Projeto de Revitalização e Conservação da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves, em  Natividade, para tratar das ações e alinhar um possível acordo de cooperação técnica.

No encontro estavam presentes, o presidente do Ibramar, Cláudio Leal, o representante do instituto no Tocantins, Onésimo Souza Cruz, o diretor financeiro da instituição, Micael Paz, e o especialista em geoprocessamento também do Ibramar, Márcio Mendes.

O Projeto de Revitalização é uma iniciativa do Programa Água Brasileiras, com recursos do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), que tem como objetivo revitalizar as principais bacias hidrográficas brasileiras e garantir água em quantidade e qualidade para a população. No Tocantins, na primeira fase, o projeto visava à recuperação ambiental de 500 hectares em Áreas de Preservação Permanente (APP) no entorno de 640 nascentes na Bacia Hidrográfica do Rio Manoel Alves. Contemplado na segunda fase, a iniciativa foi ampliada para 1,5 mil hectares.

O diretor de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, destacou que “o projeto vem ao encontro a tudo que está sendo feito na Semarh, voltada à revitalização de bacias hidrográficas. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manoel Alves está desde o princípio integrado, participando e apresentando aos municípios e beneficiários do entorno da bacia, além de realizar acompanhamento para fazer o cadastro das bacias e das propriedades que serão recuperadas”.

Para a secretária Miyuki Hyashida, a iniciativa mostra a importância dos comitês de bacias para os produtores da região. “É mais um trabalho fantástico executado junto com os comitês de bacia, em que a gente vê o papel fundamental, que eles têm dentro da preservação dos nossos recursos hídricos e a diferença que faz a revitalização dessas bacias para a comunidade”, ressaltou.

Segundo o presidente do Ibramar, Cláudio Leal, o projeto de recuperação das nascentes e córregos das propriedades no entorno da Bacia do Rio Manoel Alves está em andamento desde novembro e o objetivo é concluir até o final deste ano. “Com a nossa experiência de revitalização vamos internalizar o conhecimento e junto com o Comitê disseminar o projeto na região”, afirmou.

Além da recuperação ambiental, os participantes ganham mudas e sementes de plantas nativas e frutíferas, material para cercar nascentes e córregos, construção de caixas secas para conter enxurradas nas estradas e em caminhos abertos no meio da lavoura, elaboração de projetos executivos para a construção de barraginhas, instalação de unidades de tratamento de efluentes caseiros pertencente a uma única família.

Secretaria Miyuki Hyashida recebe equipe diretiva do Ibramar para falar da implantação do projeto de revitalização e conservação da bacia do Rio Manuel Alves – Foto: Divulgação Semarh

Notícia publicada no site da semarh-to: https://www.to.gov.br/semarh/noticias/secretaria-do-meio-ambiente-e-recursos-hidricos-alinha-acoes-com-a-empresa-responsavel-pela-revitalizacao-da-bacia-hidrografica-do-rio-manuel-alves-de-natividade/15u1o2bk249i

por Ester Dutra/Estagiária

publicado: 14/02/2022 15:40:00 – atualizado: 14/02/2022 15:48:51


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *