Cronograma

Cronograma

cronograma

Acompanhamento das atividades

Progressos avaliados até 30/05/2023

O Instituto IBRAMAR estabeleceu diferentes metas para o trabalho na Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves da Natividade. A cada atualização destas metas, a página será atualizada, de acordo com o desenvolvimento dos trabalhos.

1.1 Avaliar os impactos ambientais na Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves da Natividade

A meta 1.1 foi concluída com a execução das seguintes atividades:

1.1.1 Mobilização dos participantes

Foram realizadas diversas visitas técnicas nas áreas do projeto, visita às comunidades, assentamentos e propriedades rurais, reuniões com Comitê da Bacia do Rio Manuel Alves, Prefeituras, Colégio Agrícola, Câmara Municipal, Consórcio Interestadual da Bacia, Órgãos Ambientais e de Assistência Técnica. Essas visitas e reuniões tiveram também como objetivos a divulgação e apresentação do Projeto. Foi realizado um evento de apresentação do Projeto na Câmara municipal de Natividade – TO. 

Etapa Concluída

Progresso
100%

1.1.2 Elaboração do Relatório de Impactos Ambientais

Inicialmente foi realizada por meio de consulta aos relatórios e outros documentos sobre o estado do Tocantins, sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Tocantins, mais especificamente da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves, assim como através de visitas técnicas nas áreas impactadas, para integração dos dados de impacto ambiental na bacia hidrográfica do rio Manuel Alves da Natividade. Foi gerado o Relatório de Impacto Ambiental, que se encontra disponível para download na aba Produtos.

Etapa Concluída

Progresso
100%

1.1.3 Levantamento de campo

Foram realizadas visitas técnicas na região do projeto, com elaboração de relatórios fotográficos, caracterização regional, demandas locais para elaboração de mapas com detalhamento e descrição das regiões prioritárias para seleção das propriedades rurais, com identificação das nascentes e áreas de APP. Essas informações foram utilizados para a elaboração dos mapas da Bacia Hidrográfica, mapas viários.
Etapa Concluída

Progresso
100%

1.1.4 Elaboração dos Diagnósticos

Foram realizadas visitas técnicas em cada propriedade rural com aplicação de questionário socioeconômico para levantamento da realidade local, possibilitando a elaboração do Diagnóstico Socioambiental, que encontra-se disponível pra download na aba Produtos.

Etapa Concluída

Progresso
100%

2.1 Elaborar Projetos de Recuperação Ambiental de 150 propriedades rurais

A meta 2.1 foi concluída com a execução das seguintes atividades:

2.1.1 Validação e estaqueamento das áreas a serem recuperadas

Foram realizadas visitas técnicas nas propriedades participantes para coleta de documentação do produtor rural, e da propriedade, levantamento planimétrico (topográfico) com utilização do aplicativo Avenza maps, para geração das propostas de recuperação com aval do produtor rural. Para geração dos polígonos de recuperação, as áreas foram caracterizadas através de registros fotográficos utilizando o aplicativo Timestamp para identificação de cada foto. Nessa fase também foi realizado o aerolevantamento das propriedades rurais para atualização das imagens aéreas das propriedades.

Etapa concluída

Progresso
100%

2.1.2 Elaboração de Projeto de Recuperação Ambiental

Após os levantamentos de campo, a equipe de geoprocessamento elabora os mapas de cada propriedade rural no programa Arcgis, utilizando os dados validados de cada propriedade , com utilização do CAR, polígonos levantados no Avenza maps e imagens aéreas atualizadas com drone.
Etapa Concluída

Progresso
100%

2.2 Implantar projetos de proteção e recuperação de 500 ha em APP hídrica, priorizando a recuperação de nascentes e recarga de aquíferos

A meta foi concluída em 29 de abril de 2023 e está em execução desde 24 de janeiro de 2022, aproveitando o período de chuvas na região para atividade de plantio, que foi priorizada até o final de maio de 2022, e em paralelo foi realizado o cercamento das áreas e plantio com presença de gado. A priorização do cercamento e construção das cacimbas “barraginhas” foi a partir de junho de 2022 até 30 de outubro de 2022. No início do período chuvoso, a partir da segunda quinzena de outubro foi priorizada novamente as atividades de plantio até o final do projeto em 15 de abril de 2023.

2.2.1 Instalação de cercamento

As atividades de cercamento inicialmente foram priorizadas nas propriedades que foram recuperadas com as modalidades de plantio e que tem presença de gado. A partir do final do período chuvoso em maio a cerca foi priorizada na atividade de isolamento das áreas de recuperação, sendo direcionada várias frentes de serviço para atingir a meta de cercamento, com 22.302 m de cerca implantados, superando a meta prevista de 22.000 m. A atividade foi concluída no final de abril de 2023.

Etapa concluída

Progresso
100%

2.2.2 Preparo do solo

Foram realizadas atividades de limpeza das áreas para o plantio, assim como o controle de pragas, principalmente através da aplicação de formicidas para controle de formigas e cupinicida para controle de cupins. Também foi realizada roçada seletiva e coroamento para controle de espécies invasoras. Outra ação no preparo do solo para a atividade de recuperação foi a construção de aceiros, para reduzir o risco de queimadas na propriedade e principalmente no entorno das áreas recuperadas. Foram preparados para recuperação 548,06 ha de áreas com as modalidades propostas no projeto. Etapa foi concluída no final de abril de 2023, superando a meta de 500 ha.

Etapa concluída

Progresso
100%

2.2.3 Plantio e semeadura

A atividade de plantio foi iniciada em janeiro de 2022, e foi priorizada em decorrência do período chuvoso, sendo direcionado todos os esforços de recuperação para essa atividade. Em algumas propriedades foi realizada em paralelo com a atividade de cercamento, pra proteção das mudas do gado presente na propriedade. Foram plantadas 102.744 mudas de espécies nativas e 13.510 mudas de frutíferas para Sistemas Agroflorestais e Replantio de 1.347 mudas nativas, totalizando 117.601 mudas plantadas. Etapa foi concluída no final de abril de 2023. superando a meta de 117.000 mudas.

Etapa concluída

Progresso
100%

2.3 Conter os processos erosivos através da construção de 75 “cacimbas”

A meta concluída em janeiro de 2022 com a execução das seguintes atividades:

2.3.1 Implantação das cacimbas

Considerando as condições topográficas e o tipo de solo nas propriedades e regiões consideradas prioritárias, foram implantadas as cacimbas mais conhecidas como “Barraginhas”, com o objetivo de armazenar água da chuva. As atividades foram iniciadas em agosto de 2022. Foram construídas  77 cacimbas nos município de Rio da Conceição e Chapada da Natividade. A atividade foram finalizadas no mês de janeiro de 2022, superando a meta de 75 cacimbas.

Etapa concluída

Progresso
100%

3.1 Realizar curso de Aperfeiçoamento para 50 Professores locais e oficinas ambientais com 100 alunos

A meta foi concluída em outubro de 2022 com a execução das seguintes atividades:

3.1.1 Capacitação em Educação Ambiental Objetiva e Técnica

A etapa foi iniciada com preparação de material para os treinamentos e contato com as escolas para planejamento das turmas e seleção de participantes, através de aplicação de questionários para balizamento das ações. Os treinamentos foram iniciados em agosto de 2022, com 5 treinamentos realizados nas escolas dos municípios beneficiados pelo projeto, sendo 1 em Rio da Conceição, 1 em Chapada de Natividade, 1 em Natividade e 2 em Porto Alegre de Tocantins. Os treinamentos tiveram a participação de multiplicadores ambientais, majoritariamente com professores do ensino infantil e fundamental.

Etapa concluída

Progresso
100%

3.1.2 Oficinas Ambientais

Etapa concluída em setembro de 2022, com 15 oficinas ambientais realizadas:

Oficina de Plantio de mudas no município de Natividade e na escola Fulgêncio Nunes em Natividade; Oficina de racionalização e reuso da água em Chapada da Natividade; Oficina de produção de mudas em Natividade; Oficina de Quebra de dormência em Natividade; Gincana Ecológica de Identificação de sementes e frutos florestais em Rio da Conceição e Porto Alegre de Tocantins; Implantação de hortas orgânicas nas escolas Nossa Senhora de Fátima O Pelicano em Natividade, na creche Tia Marta em Chapada da Natividade, na escola Municipal Joaquim Araújo em Porto Alegre do Tocantins e na escola Estadual Virgílio Ferreira de França em Rio da Conceição,  mais uma horta na escola Fulgêncio Nunes em Chapada da Natividade; Oficinas de Plantio de mudas nativas nas escolas em Chapada da Natividade, Rio da Conceição e Porto Alegre do Tocantins.

 

Etapa concluída

Progresso
100%

4.1 Instalação de 90 Estações de Tratamento de Efluentes Unifamiliar

Início das atividades em setembro de 2022, com as atividades de identificação do local ideal para escavação e para posterior instalação das unidades de tratamento de efluente doméstico. Foram realizadas atividades de identificação do local de instalação de 110 propriedades rurais. Foram realizadas escavações e implantações de 90 unidades de tratamento de efluente doméstico em  propriedades que possuem residências com banheiros. Atividade concluída em maio de 2023.

Etapa concluída

Progresso
100%

5.1 Elaboração e publicação de 2 livros didáticos

Início das atividades em setembro de 2022, com as atividades de definição dos capítulos e conteúdo do projeto. Etapa concluída com 2 livros publicados. Livro 1 – Revitalização e Conservação de Bacias Hidrográficas. Livro 2 – Processos de restauração florestal na Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves da Natividade. 

Etapa concluída

Progresso
100%

6.1 Avaliação dos resultados de todas as etapas do projeto

Todas as propriedades com áreas recuperadas recebem a visita dos técnicos para avaliação de qualidade das intervenções. 30 dias após as implantações. Os técnicos preenchem formulários de avaliação de qualidade da implantação dos serviços de Recuperação Ambiental de todas as propriedades. Foram avaliados indicadores de qualidade do plantio, avaliando qualidade e mortalidade de mudas, diversidade de espécies, qualidade da cerca e qualidade dos aceiros. Nas visitas também foram verificadas as necessidades para manutenção, como replantio, limpeza da área, controle de pragas e espécies invasoras. Foram visitadas 150 propriedades.

Etapa concluída

Progresso
100%