Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)

Mapa

 

Mapa

 

Histórico

 

Em abril de 2015 o IBRAMAR finalizou a aquisição de uma área de cem mil metros quadrados no município de Domingos Martins com o objetivo de construir um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Sociais e Reabilitação de animais silvestres da Mata Atlântica, além de criar, com anuência do Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA), uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O bioma Mata Atlântica nessa região vem sofrendo constante supressão da sua vegetação devido a expansão agropecuária, o que causou intensa fragmentação da sua vegetação original, colocando em risco o fluxo gênico das populações, tanto da fauna quanto da flora.

A área adquirida está situada na região de montanhas do Espírito Santo fazendo parte do chamado “Cinturão Verde”, com predomínio do Bioma Mata Atlântica, possuindo uma biodiversidade riquíssima e abrigando algumas espécies da fauna e flora em risco de extinção.

A reserva foi criada em 2016 pelo órgão ambiental, através da Portaria Conjunta SEAMA/IEMA Nº 003-R, de 29 de março de 2016, com 4,00 ha (quatro hectares), sendo denominada Reserva Particular do Patrimônio Natural Uruçu Capixaba, em homenagem a uma espécie de abelha ameaçada (Melipona capixaba, Moure & Camargo, 1994) e que já constou na lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) com grande importância para a polinização da Mata Atlântica e para o potencial incremento da produtividade agrícola da região.

A RPPN foi averbada sob nº 06, em 28/01/2016, em parte do imóvel localizado em local denominado São Bento, Distrito Sede, registrado sob nº 1205, Livro 2-Z.5, em 18/06/2014

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Sociais está sendo planejado para abrigar uma estrutura que permita desenvolver trabalhos de pesquisa, treinamento e educação ambiental para crianças, adolescentes, professores e agricultores, dentre outros, e também receber pesquisadores nacionais e internacionais de renome.

A premissa do uso sustentável, associado às atividades de pesquisa e educação ambiental constituirão a tríade estruturante da unidade de conservação e do Centro de Pesquisa e Reabilitação de animais silvestres.

O IBRAMAR irá construir harmonicamente o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Sociais e Reabilitação de animais silvestres e a RPPN Uruçu Capixaba.

Sem dúvidas, a expectativa é grande e o meio ambiente agradece a concretização desse importante projeto verde.

 

Fotos
Mobilização e Divulgação do projeto
Nascente dentro da RPPN
Evento do início do projeto
Vegetação da área
Abelhas do gênero Melipona
Abelhas do gênero Melipona
Construção da cerca da RPPN
Construção de cerca
Visualização da área da RPPN
Visualização geral
da área
Presença de macacos na área da RPPN
Presença de
macacos
Visita técnica a área da RPPN
Visita técnica
de reconhecimento
Presença de palmeira juçara
Presença de
palmeira juçara
Fauna existente na área da RPPN
Fauna existente no local
Identificação da fauna
Identificação da fauna
Pegada de animal
Pegada de animal
Flora na área da RPPN
Flora na área da RPPN