Projetos

Revitalização e Conservação da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves – TO

O Projeto tem o objetivo de elaborar diretrizes para a recuperação integral que servirão de base para treinar equipes multidisciplinares, que irão atuar em Diagnósticos e Prognósticos apresentados pelo Projeto, visando a recuperação dos Recursos Naturais Renováveis da área deteriorada selecionada na bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves da Natividade, na região sudeste do Estado de Tocantins.


Saúde e Saneamento Rural

O Projeto tem o objetivo de desenvolver ações para a conscientização, orientação e implantação de um sistema de tratamento de esgoto eficaz e de baixo custo operacional e de manutenção nas propriedades rurais localizadas no município de Linhares no estado do Espírito Santo.


Nascente Viva

O Projeto tem o objetivo de recuperação florestal em áreas de preservação permanente no entorno de nascentes e faixas marginais dos cursos d’água da bacia hidrográfica do rio Jucu no município de Marechal Floriano, cujos mananciais de superfície contribuem para o abastecimento dos reservatórios da Região Metropolitana da Grande Vitória.


Uruçu Capixaba

O Uruçu Capixaba visa promover a recuperação e restauração florestal visando à valoração dos serviços ecossistêmicos no desempenho de florestas plantadas e fixação do carbono, contribuindo para ações de proteção e redução do risco de extinção da Melipona Capixaba, espécie de abelha eusocial sem ferrão endêmica da região e de grande importância para polinização, única incluída na Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.


Renascente

O projeto tem como objetivo a recuperação florestal em áreas de preservação permanente no entorno de nascentes e faixas marginais do curso d’água localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Jucu, cujos mananciais de superfície contribuem direta e indiretamente para o abastecimento dos reservatórios da região metropolitana da Grande Vitória com alto índice de criticidade hídrica. O projeto foi contemplado através do edital de projetos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).


Tilápia das montanhas com uso de tecnologia social

O projeto tem como objetivo implantar um projeto piloto de produção de tilápias e camarões com a utilização de fontes de energia alternativas de alta eficiência energética com o desenvolvimento de pacote de tecnologia social de baixo custo para aquecimento de água utilizada na aquicultura em Domingos Martins. O projeto foi contemplado através do edital de projetos da Fundação Banco do Brasil (FBB).


Rede capixaba de mulheres organizadas

O projeto tem como objetivo Promover a formação de mulheres envolvidas nas atividades de pesca sobre os princípios do associativismo e cooperativismo de forma a constituir uma rede de mulheres qualificadas e organizadas para colaborar no fortalecimento das pescadoras artesanais dos municípios de Conceição da Barra e São Mateus. O projeto foi contemplado através do edital de Fomento ao associativismo e cooperativismo pesqueiro aquícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


Recanto Feliz

O projeto tem como principal objetivo recuperar áreas degradadas e promover a conservação dos recursos naturais em área de preservação permanente (APP), reconvertendo áreas produtivas nas margens do braço sul do rio Jucu, município de Domingos Martins, com o estabelecimento de sistemas produtivos sustentáveis para geração alternativa de renda, inserindo a educação ambiental como tema transversal às ações desenvolvidas pelo projeto. O projeto foi contemplado no Programa Petrobras Ambiental e é patrocinado pela Petrobras.


Raízes do Amanhã

O IBRAMAR foi contemplado em seleção nacional com o projeto denominado “Raízes do Amanhã” do Programa Ecomudanças do Fundo Itaú e tem como objetivo a recuperação de áreas degradadas, Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades, desenvolvimento de atividades sustentáveis e geração de renda alternativa em comunidades do município de Domingos Martins.