Raízes do Amanhã

ItauInstituto Ekos

Objeto da Parceria

Recuperação de áreas degradadas, Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades, desenvolvimento de atividades sustentáveis e geração de renda alternativa em comunidades do município de Domingos Martins.

Ações

Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Realização de levantamento de campo e georreferenciamento nas propriedades rurais da Associação e elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para regularização ambiental das propriedades de acordo com o Sistema Agroflorestal (SAFs).


Restauração de áreas degradadas

Análise local da composição florística nos remanescentes de Mata Atlântica e da área a ser recuperada através da implantação de espécies arbóreas nativas da região, e inserção de frutíferas nativas.


Educação Ambiental

Realizar uma campanha de educação ambiental através de palestras e oficinas com a finalidade de conscientizar o produtor rural, indicar vantagens ambientais e econômicas da implantação dos SAFs e propor novas alternativas de cultivo e boas práticas ambientais na agricultura.


Reconversão produtiva através de Sistema Agroflorestal

Instalação e orientações de manejo na apicultura, envolvendo todo o processo produtivo do mel para obtenção de renda extra aos agricultores.

Resultados

1) Quantidade de Cadastro Ambiental Rural realizado

2) Área mapeada durante o projeto

3) Área recuperada em áreas degradadas em Áreas de Preservação Permanente (APP)
e Reserva Legal (RL) com espécies nativas da Mata Atlântica

4) Quantidade de mudas adquiridas para recuperação florestal

5) Quantidades de caixas de abelhas distribuídas para os produtores rurais participantes

6) Outros indicadores


FNMA