Em abril de 2015 o IBRAMAR finalizou a aquisição de uma área de cem mil metros quadrados no município de Domingos Martins com o objetivo de construir um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Sociais e Reabilitação de animais silvestres da Mata Atlântica, além de criar, com anuência do Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA), uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O bioma Mata Atlântica nessa região vem sofrendo constante supressão da sua vegetação devido a expansão agropecuária, o que causou intensa fragmentação da sua vegetação original, colocando em risco o fluxo gênico das populações, tanto da fauna quanto da flora.
A área adquirida está situada na região de montanhas do Espírito Santo fazendo parte do chamado “Cinturão Verde”, com predomínio do Bioma Mata Atlântica, possuindo uma biodiversidade riquíssima e abrigando algumas espécies da fauna e flora em risco de extinção.
A reserva foi criada em 2016 pelo órgão ambiental, através da Portaria Conjunta SEAMA/IEMA Nº 003-R, de 29 de março de 2016, com 4,00 ha (quatro hectares), sendo denominada Reserva Particular do Patrimônio Natural Uruçu Capixaba, em homenagem a uma espécie de abelha ameaçada (Melipona capixaba, Moure & Camargo, 1994) e que já constou na lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) com grande importância para a polinização da Mata Atlântica e para o potencial incremento da produtividade agrícola da região.
A RPPN foi averbada sob nº 06, em 28/01/2016, em parte do imóvel localizado em local denominado São Bento, Distrito Sede, registrado sob nº 1205, Livro 2-Z.5, em 18/06/2014
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Sociais está sendo planejado para abrigar uma estrutura que permita desenvolver trabalhos de pesquisa, treinamento e educação ambiental para crianças, adolescentes, professores e agricultores, dentre outros, e também receber pesquisadores nacionais e internacionais de renome.
A premissa do uso sustentável, associado às atividades de pesquisa e educação ambiental constituirão a tríade estruturante da unidade de conservação e do Centro de Pesquisa e Reabilitação de animais silvestres.
O IBRAMAR irá construir harmonicamente o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Sociais e Reabilitação de animais silvestres e a RPPN Uruçu Capixaba.
Sem dúvidas, a expectativa é grande e o meio ambiente agradece a concretização desse importante projeto verde.