Evento organizado pela Prefeitura de Domingos Martins teve o apoio do Instituto Ibramar; alunos do 1º ao 5º ano também participaram de palestras sobre a importância da preservação do meio ambiente.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5), os alunos da Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental de Goiabeiras, zona rural de Domingos Martins, na região de montanhas do Espírito Santo, tiveram uma aula diferente. As crianças participaram de uma palestra sobre a importância da preservação da Mata Atlântica e depois tiveram a oportunidade de plantar mudas de árvores nas margens do Rio Jucu, que é responsável pela maior parte do abastecimento da Grande Vitória. A ação foi organizada pela Prefeitura de Domingos Martins, com o apoio do Instituto Brasileiro do Mar (Ibramar).
Nas palestras, os alunos do 1º ao 5º ano conheceram mais sobre a atuação da Secretaria municipal de Meio Ambiente e da Polícia Militar Ambiental. O secretário Daniel Wruck Bringer reforçou o papel das crianças na preservação do meio ambiente com vistas às futuras gerações. A responsável pela área de educação ambiental, Elcia Entringer Lopes, também interagiu com os alunos que demonstraram bastante interesse no tema. Em seguida, o subtenente Borlot falou sobre o trabalho da PM Ambiental e estimulou as crianças para que peçam aos seus responsáveis que chamem a polícia, toda vez que elas presenciarem algum tipo de agressão à natureza.
Logo depois, os alunos puderam conhecer melhor os projetos de conservação ambiental realizados pelo Instituto Ibramar. Entre essas iniciativas está o projeto Renascente, contemplado pelo edital de projetos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), com foco na recuperação florestal em áreas de preservação permanente no entorno de nascentes e cursos d’água da bacia do Rio Jucu. O consultor do instituto, Micael Paz, abordou a importância da água para a humanidade.
As crianças também ouviram uma palestra do especialista em abelha, Márcio Neves, sobre a importância dos insetos na preservação do meio ambiente. A todo momento, elas se mostraram curiosas sobre a abelha, que tem grande papel na polinização, um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade. Os jovens estudantes conheceram ainda a abelha sem ferrão Melípona Capixaba, espécie hoje ameaçada de extinção, cujo repovoamento na região é um dos objetivos do Projeto Uruçu Capixaba, também realizado pelo Instituto Ibramar.
Depois dessa aula sobre meio ambiente, as crianças tiveram uma atividade prática com o plantio de 85 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. A turminha botou as mãos na terra para colaborar com a recuperação da mata ciliar nas margens do Rio Jucu. Os alunos gostaram tanto da experiência que pretendem batizar as árvores recém-plantadas. Elas também poderão acompanhar o desenvolvimento das mudas fincadas na propriedade rural do senhor Romildo Simmer, vizinha à escola de Goiabeiras. Ao final das atividades, as crianças receberam cartilhas informativas do Instituto Ibramar. Houve também o sorteio de brindes.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de junho. A data foi instituída em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo considerado o maior evento anual de ação ambiental positiva do mundo. Nesta data também se comemora o Dia da Ecologia, ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.
Sobre o IBRAMAR
O Instituto Brasileiro do Mar – IBRAMAR é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2008, com personalidade jurídica de direito privado e de interesse público. A entidade surgiu a partir da iniciativa de profissionais ligados aos setores de meio ambiente e de ações sociais, preocupados com os três principais pilares de apoio à sustentabilidade: desenvolvimento econômico com responsabilidade social, respeito às comunidades tradicionais e disseminação de conceitos de educação socioambiental.
Entre as várias ações de preservação no município de Domingos Martins, o Ibramar realiza o Projeto Renascente, que visa recuperar áreas degradadas na Bacia Hidrográfica do Rio Jucu. O instituto oferece apoio técnico aos proprietários rurais na realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na elaboração do Plano de Recuperação Ambiental (PRA). A iniciativa também vai colaborar na manutenção dessas áreas de preservação permanente, bem como a assessoria para inclusão dos produtores em programas de pagamento por serviços ambientais. O projeto foi contemplado pelo edital de projetos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), ligado ao Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal.
Deixe um comentário