Instituto Ibramar concentra esforços na proteção do Cerrado e da Mata Atlântica e já realizou mais de 10 projetos em prol do meio ambiente
Com um histórico impressionante de projetos ambientais bem-sucedidos, o Ibramar tem trabalhado incansavelmente para garantir a sobrevivência dos ecossistemas únicos do Cerrado e da Mata Atlântica, dois dos biomas mais ameaçados do Brasil.
Durante uma década e meia de existência, mais de 10 projetos foram conduzidos a fim de abranger ações voltadas para a preservação da biodiversidade, a recuperação de ecossistemas degradados e a conscientização ambiental. Ao longo desse período, essas ações possibilitaram o plantio de mais de 330 mil mudas.
O estado do Espírito Santo, onde sedia o Instituto, já foi contemplado com 8 dos 11 projetos. O Raízes do Amanhã, o Recanto Feliz e o Tilápia das Montanhas com Uso da Tecnologia Social desenvolveram atividades sustentáveis no município de Domingos Martins. Em Conceição da Barra e em São Mateus, o projeto Rede Capixaba de Mulheres Organizadas atuou em prol do associativismo e cooperativismo pesqueiro na região.
A atuação do Ibramar em solo espírito-santense também foi marcada pela recuperação nativa gerada nos projetos Renascente, Uruçu Capixaba e Saúde e Saneamento Rural.
Em todos os projetos foram abordados fatores de risco, como desmatamento, perda de habitat, mas também a proteção da fauna e da flora nativas e a promoção de práticas sustentáveis. Vale destacar o cuidado de 881 nascentes como parte do resultado desses esforços contínuos.
Além disso, o Ibramar também desempenha um papel crucial na educação e conscientização da população sobre a importância da preservação das áreas em que atua. Exemplos disso são os projetos desenvolvidos no bioma Cerrado, com o Nascentes do Cerrado (no Piauí) e com o Restaurando o Cerrado (no Maranhão), que resultaram na produção de livros didáticos em versões digitais. Mas, atualmente o Instituto também tem projeto ativo nos estados do Espírito Santo (com o Nascente Viva, na Mata Atlântica) e do Tocantins (com o Revitalização e Conservação da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves, no Cerrado).
Por meio de campanhas de sensibilização e programas de educação ambiental, incluindo as escolas das comunidades, o Instituto busca continuar na proteção dos recursos naturais e na luta contra as ameaças ambientais.
“O Ibramar agradece profundamente a todos os apoiadores, parceiros e voluntários que tornaram possível alcançar esses marcos significativos. À medida que a natureza enfrenta desafios cada vez mais urgentes, a nossa missão se mantém mais relevante do que nunca”, ressalta o diretor presidente, Cláudio Leal.
Para saber mais sobre as atividades do Instituto Ibramar, quais projetos estão ativos e outras notícias, acompanhe nosso Instagram: @institutoibramar
Deixe um comentário