Rede capixaba de mulheres organizadas

FNMAFNMA

 

Objeto da Parceria

Promover a formação de mulheres envolvidas nas atividades de pesca sobre os princípios da economia solidária,associativismo, cooperativismo, políticas públicas de apoio a produção e comercialização e os instrumentos de gestão de organizações econômicas, de forma a constituir uma rede de mulheres qualificadas e organizadas para colaborar no fortalecimento das pescadoras artesanais dos municípios de Conceição da Barra e São Mateus, integrantes do Território da Cidadania Norte do Espírito Santo e inseridas na área de abrangência da SUDENE. As mulheres serão capacitadas através de cursos, oficinas, debates e assistência no processo de formação de associações e cooperativas.

Ações

Diagnóstico Rápido Participativo (DRP)

Será realizado um Diagnóstico Rápido Participativo em cada município, onde serão levantadas as realidades locais, fornecendo elementos que auxiliem no processo de elaboração e execução dos cursos de capacitação e principalmente para a elaboração dos planos de negócios de acordo com as necessidades locais.


Elaboração de planos de negócios

Serão apresentados 2 planos de negócios que poderão ser utilizados nos 2 municípios, para serem desenvolvidos ao longo do projeto, em integração a todas as atividades realizadas (Cursos, Oficinas, Debates). Os planos de negócios serão desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada município, sendo demonstrado o potencial do município nos dados obtidos no DRP.


Capacitação e Educação Ambiental

Realizar uma campanha de educação ambiental e capacitação através de palestras e oficinas de artesanato, costura e gastronomia com a finalidade de formar mulheres produtivas através de associações e cooperativas

 

Resultados

1) Quantidade de mulheres capacitadas através de cursos teóricos e oficinas práticas

2) Cursos oferecidos e locais que foram ofertadas

3) Números de reuniões/ visitas/ oficinas/ carga horária realizadas no projeto

Foram preenchidos 1.302 questionários através do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP)
Foram feitos 4 DRPs

 
 

FNMAFNMAFNMAFNMAFNMAFNMA

FNMAFNMAFNMA