NOTÍCIAS

 04/10/2022

IBRAMAR realiza treinamentos em educação ambiental para formação de multiplicadores locais

Nenhum comentário


O Instituto Brasileiro de Recursos Ambientais e Assessoria Rural – IBRAMAR, em atendimento ao Item 3.1 do Cronograma de Atividades do contrato ACF no. 205/2021, estabelecido com o Fundo Socioambiental da Caixa, efetivou o Treinamento de multiplicadores locais, principalmente professores dos ensinos fundamental e médio, em Educação Ambiental Objetiva e Técnica, que atuam em municípios objeto do referido Projeto.

Para a Capacitação dos Professores de E.F. e E.M. ( Educação Fundamental e Educação Media), ou seja,  formação  dos multiplicadores  das ações de conservação e revitalização da Bacia Hidrográfica,  o  Instituto selecionou 04  desses municípios que apresentam os maior número de propriedades rurais que aderiram ao Projeto:

  • Rio da Conceição;
  • Porto Alegre do Tocantins;
  • Chapada da Natividade; e
  • Natividade.

A partir da definição dos municípios, o planejamento das atividades foi iniciado com a seleção dos professores aptos à participação. Inicialmente o IBRAMAR contactou os órgãos públicos municipais e com este apoio se dirigiu às diretorias das escolas locais esclarecendo os temas selecionados para  ministrar aos professores locais e o objetivo principal desses cursos: criar disseminadores de comportamentos e atitudes de proteção e conservação ambientais.

De modo geral foi verificada boa recepção por parte dos diretores, porém uma dificuldade foi unânime em todos os municípios, que estava relacionado a falta de substitutos para sala de aula, o que impedia a liberação de professores para participação no curso.  Tentando viabilizar a participação dos professores, foi oferecido então, o horário noturno para as aulas do curso de Educação Ambiental. Esta estratégia foi bem aceita pelos administradores das escolas, e embora tornasse a participação dos professores uma opção voluntaria, teve ótima aceitação. Esta aceitação foi notória no município de Porto Alegre do Tocantins onde realizou-se a maior turma até o momento. Desta forma realizou-se, na semana de 08 a 12-08-2022, a turma 1 em Rio da Conceição em horário diurno, manhã (com 09 pessoas) e a turma 2 em Porto Alegre do Tocantins em horário noturno (com 19 pessoas ); e num segundo momento, na semana de 25 a 30-08-2022 a turma 3 em Chapada da Natividade, no turno da manhã (com 08 pessoas) , e a turma 4 em Natividade  em horário noturno (com 12 pessoas).

Depoimento da Professora Jacqueline da escola municipal Joaquim Araújo no município de Porto Alegre de Tocantins


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *