NOTÍCIAS

 08/09/2015

Ainda dá tempo de inscrever seu projeto no Prêmio Ecologia 2015

Nenhum comentário


O Prêmio Ecologia 2015 vai incentivar projetos inovadores em recursos hídricos. As categorias são diversas e capixabas de todas as idades podem participar. As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro por meio do blog oficial do prêmio, pessoalmente ou pelo correio. O Prêmio Ecologia é uma parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) com a Rede Vitória de Comunicação.

 

Premio_ecologia

 

As categorias são: projeto e pesquisa, educacional, fotografia, audiovisual, desenho (de 05 a 10 anos), desenho (de 10 a 16 anos), município sustentável, inovação: experiência de sucesso e inovação: empresarial. Para as categorias fotografia, audiovisual e desenho, as inscrições serão realizadas apenas pelo blog oficial do Prêmio Ecologia -http://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/premio-ecologia-2015/ . Já as demais categorias, poderão ser inscritas via Correios ou pessoalmente na sede do Iema, na Gerência de Educação Ambiental (GEA). As inscrições são gratuitas.

Serão premiados o primeiro e segundo lugar de cada categoria, sendo para o primeiro colocado um notebook e para o segundo um tablet. Para a categoria fotografia o primeiro e o segundo colocado receberão câmeras fotográficas, além disso, o primeiro colocado da categoria Experiência de Sucesso receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$5 mil.

Projeto Recanto Feliz – Experiência de Sucesso

No Prêmio Ecologia 2014, o vencedor da categoria Experiência de Sucesso foi o projeto Recanto Feliz, da região de Paraju em Domingos Martins. O projeto tem como objetivo recuperar áreas degradadas e promover a conservação dos recursos naturais em Áreas de Preservação Permanente (APP). Com dois anos de existência, o Recanto Feliz recuperou quinze hectares de mata, reconvertendo produtivamente as áreas degradadas e enriquecendo as APPs com a inserção de espécies nativas, arbóreas e frutíferas, visando o estabelecimento de sistemas produtivos sustentáveis e geração alternativa de renda, como por exemplo, a produção de pupunha e mel, denominada agroextrativismo.

Uma das metas do projeto foi estabelecer um equilíbrio entre as atividades produtivas sustentáveis e a preservação do meio ambiente, proporcionando resultados efetivos na minimização dos impactos do assoreamento das nascentes, córregos e rios, a conservação da biodiversidade e ecossistemas naturais, a recomposição das matas ciliares e a contribuição para o aumento da renda dos agricultores familiares.

“A educação ambiental é uma ferramenta imprescindível na gestão do projeto, pois através da disseminação de uma cultura sustentável, foi possível conciliar atividades de baixíssimo impacto ambiental, a geração de renda para as famílias abrangidas pelo projeto e a preservação da Mata Atlântica”, afirma Jucenio Romagna, um dos responsáveis pelo projeto Recanto Feliz.

Após vencer o Prêmio Ecologia 2014, o projeto ganhou mais visibilidade dentro do município e do Estado. Além disso, a iniciativa será replicada em outras regiões do Espírito Santo.

Informações Adicionais:
A sede do Iema funciona das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Para envio de inscrição pelos Correios, ela precisa ser endereçado ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos / GEA – Gerência de Educação Ambiental / Comissão Organizadora do Prêmio Ecologia – BR 262, Km 0, Jardim América, Cariacica/ES – CEP: 29140-500.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Espírito Santo


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *