NOTÍCIAS

 16/07/2015

Ajude-nos a derrubar o ICMS para incentivar a energia solar no Brasil!

Nenhum comentário


Os próximos dias são importantes para definir se o Brasil quer se tornar uma potência solar. O Conselho Nacional de Política Fazendária (ConFaz) se reunirá (a data ainda será confirmada) e essa é uma oportunidade de pressionar os governadores e secretários estaduais da Fazenda a aderir ao Convênio 16/2015, que permite que os Estados interessados isentem o cidadão que optar por gerar sua própria energia de pagar o imposto, incentivando a energia solar.

 

solar_1

 

A possibilidade de alterar a forma de incidência do ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) na geração de eletricidade do mini e microgerador, aumentando os ganhos do cidadão que gera sua própria energia, existe desde abril quando o Convênio foi editado pelo ConFaz.

Hoje, quatro Estados já optaram pela medida – São Paulo, Pernambuco, Goiás e Minas Gerais – mas ainda 60% da população brasileira não pode gerar sua própria energia de forma mais barata, sustentável e democrática. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a desoneração do ICMS em todos os Estados faria com que o Brasil tivesse 55% a mais de sistemas instalados em 2023 do que o que seria alcançado se o cenário permanecesse o mesmo.

Este é o momento para pressionarmos todos os Estados a aderirem ao Convênio para incentivar seus cidadãos a gerarem sua própria energia renovável. Desta forma, a micro e minigeração se torna 20% mais rentável do que quando o ICMS incide.

Fonte: Greenpeace

Você pode nos ajudar assinando e compartilhando a petição

https://secure.avaaz.org/po/brasil_icms_solar_loc/?utm_medium=gpbr


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *