NOTÍCIAS

 11/09/2023

Dia do Cerrado: Ibramar celebra biodiversidade com plantio de mais de 170 mil mudas em três estados

Nenhum comentário


No dia 11 de setembro, o Brasil celebra o Dia do Cerrado, um dos biomas mais ricos e ameaçados do país. Esta data especial destaca a importância desse ecossistema único para a biodiversidade e ressalta os desafios enfrentados na busca por sua preservação e sustentabilidade.

Com essa visão, o Instituto Ibramar desempenha um papel fundamental na sua conservação, demonstrando compromisso com a proteção dessa região essencial para o Brasil e o mundo, por meio de três projetos ativos nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. As metodologias de restauração são replicadas em sete municípios, desde 2021, resultando em mais de 170 mil mudas plantadas e 600 hectares restaurados.

Conhecido como a “caixa d’água do Brasil”, o Cerrado desempenha um papel vital na manutenção dos recursos hídricos do país, fornecendo água para grandes aquíferos e bacias hidrográficas, incluindo a Amazônia e a Mata Atlântica. Além disso, abriga uma rica diversidade de espécies vegetais e animais, muitas das quais são endêmicas, ou seja, encontradas apenas na região.

Apesar de sua importância inquestionável, é um bioma que enfrenta desafios significativos. Nessa lista está o desmatamento, que ameaça constantemente sua vegetação nativa, restando 2,85% como unidades de conservação de proteção integral e 5,36% de unidades de conservação de uso sustentável.

Mas a esperança não está perdida. Cláudio Leal, diretor do Instituto Ibramar, reforçou o propósito de prevenir, mitigar e remediar as ações enfrentadas pelo Cerrado. “Apesar do bioma enfrentar um paradoxo de vulnerabilidade, o Instituto tem atuado ao longo de 15 anos para reverter, de forma intensa, essa situação. Hoje é uma data para ressaltar que vamos continuar promovendo atividades antrópicas positivas na região”.

Saiba mais sobre a atuação do Ibramar aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *