NOTÍCIAS

 29/09/2023

Nascentes do Cerrado transforma área de mais de 100 hectares no Piauí

1 comentário


Nascentes do Cerrado transforma área de mais de 100 hectares no Piauí

Um ambicioso projeto de restauração florestal está dando frutos, ou melhor, mudas. Implantado pelo Instituto Brasileiro dos Recursos Ambientais e Assessoria Rural (Ibramar), o Nascentes do Cerrado tem promovido um processo de restauração ecológica no município de Regeneração, no Piauí (PI). O relatório apresentado no último dia 22 aponta que já foram plantadas 31.312 mudas nativas.

O projeto concentrou-se em uma série de ações, nos meses de abril e maio deste ano, que visam recuperar e revitalizar esse importante ecossistema. Uma das primeiras etapas envolveu o isolamento da área em processo de restauração, com a instalação de 3.780 metros de cerca, delimitando o espaço em 108,58 hectares, a fim de proteger a área de fatores de perturbação, como incêndios, extração de madeira, presença de gados dentro da área e até o controle de formigas.

Além disso, o uso de drones facilitou o mapeamento geográfico para que uma meticulosa preparação do solo fosse conduzida em 31,35 hectares, criando um ambiente propício para o plantio de mudas. Ao longo dessa área de plantio, foram cuidadosamente selecionadas 31 espécies diferentes, representando um esforço significativo para trazer de volta as espécies nativas da região. Do total de mudas plantadas, na Fazenda Chapada Grande, tem um número expressivo das espécies de Sabiá e dos Ipês Rosa e Amarelo – somadas são 13.280, que pertencem ao bioma Cerrado.

Plantio de mudas

O coordenador-geral do projeto, Cláudio Leal, ressaltou a importância da atuação no bioma que é a origem das nossas águas. “Há atividades muito desafiadoras para manter o Cerrado, atrelado a esse bioma tão rico, importante e rústico, temos paradoxos de vulnerabilidade social e ambiental”.

Cláudio Leal também expressou sua satisfação com os resultados da primeira fase e ressaltou que a atuação é fruto dos 15 anos do Instituto.

Para alertar sobre a importância da preservação e envolver a comunidade no esforço conjunto de conservação, a equipe técnica do Instituto Ibramar também instalou estrategicamente placas de identificação da Reserva Legal e placas orientativas das áreas em processo de restauração e placas sobre as atividades proibidas dentro das áreas de reserva legal, com foco principalmente nas ações preventivas contra incêndios.

Fazenda Chapada Grande


Uma resposta para “Nascentes do Cerrado transforma área de mais de 100 hectares no Piauí”

  1. Francisco José de Sousa disse:

    Muito bom esse projeto de reflorestamento, trazendo vida novamente ao nosso cerrado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *