NOTÍCIAS

 05/03/2018

Projeto Renascente recebe apoio de lideranças religiosas

Nenhum comentário


Reunião com pastores teve objetivo de ampliar o elo de comunicação com produtores rurais locais

 

abelha01

 

O Projeto Renascente, que visa recuperar áreas degradadas na Bacia Hidrográfica do Rio Jucu, recebeu o importante apoio de lideranças religiosas do município de Domingos Martins, na região de montanhas do Espírito Santo. Em reunião que aconteceu na manhã desta sexta-feira (2), o Instituto Brasileiro do Mar (IBRAMAR) teve a sinalização positiva dos pastores da Igreja Luterana, que tem forte presença entre os moradores da região.

Os religiosos vão transmitir aos fieis a importância do projeto ambiental, que necessita da adesão por escrito dos produtores rurais interessados. A primeira fase do projeto envolve justamente a mobilização da comunidade local, por meio da assinatura do termo de adesão – em que os produtores se comprometem com a execução do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) e a manutenção dessas áreas de preservação permanente.

O projeto também inclui: o Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades que ainda não possuem; o Plano de Regularização Ambiental (PRA) para as propriedades que tem interesse em regularizar a propriedade conforme legislação ambiental e suspender multas ambientais existentes; a elaboração do PRAD e a sua implementação com o apoio do Ibramar, que fornecerá mudas de plantas nativas ou frutíferas, além de outros equipamentos, como cercamento e caixas secas. A última fase visa a assessoria para a inclusão dos produtores rurais em programas de pagamento por serviços ambientais.

 

abelha01

 

Antes do início da reunião, o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Kruger, ressaltou a importância das lideranças religiosas na sensibilização da comunidade local. A apresentação do projeto ficou a cargo do consultor do Ibramar, Micael Lincoln Cardoso Paz, que também respondeu aos questionamentos dos presentes. Também participaram do encontro, outros integrantes do poder público municipal, do instituto e do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA).

O projeto Renascente foi contemplado pelo edital de projetos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *