NOTÍCIAS

 29/09/2023

Projeto Restaurando o Cerrado já plantou mais de 20 mil mudas no Maranhão

Nenhum comentário


Três propriedades em Urbano Santos fazem parte do plano de restauração. Ipê e Fava de Bolota estão entre as espécies mais plantadas

Em seis meses de atuação, o Projeto Restaurando o Cerrado, executado pelo Instituto Brasileiro dos Recursos Ambientais e Assessoria Rural (Ibramar), já garantiu o plantio de 21.402 mudas nativas em áreas de reserva legal e de proteção permanente, que são focos do projeto de restauração ecológica. 

Nesta primeira etapa, estão envolvidas as propriedades de São João, Santa Isabel I e São Paulo, que fazem parte das bacias hidrográficas dos rios Munim e Preguiças, totalizando uma área de plantio de 36,76 hectares no bioma Cerrado.

Respeitando a biodiversidade, o plantio do Açaí foi o destaque na Fazenda São João, mais de 300 mudas foram plantadas na propriedade. Mais de 3 mil mudas de Ipê Rosa foram cultivadas na Fazenda Santa Isabel I, onde também soma a maior área restaurada – 61,74 hectares. A Fava de Bolota foi destaque na Fazenda São Paulo.

Visita na área de plantio de mudas

AMPLIANDO A RESTAURAÇÃO

Nessa primeira etapa de restauração ecológica, foram realizadas diversas atividades para alcançar o objetivo dos 123 hectares previstos no plano de trabalho. 

Foram isolados 72,63 hectares da área em restauração, com a instalação de mais de 5 mil metros de cerca e a construção de 4.691 metros de aceiro. A ação previne principalmente a entrada de animais, como gado, jegue e cavalo, além de reduzir o risco de passagem do fogo para as áreas restauradas, evitando a incidência de queimadas.

Nesse contexto, técnicas de restauração passiva foram usadas para promover maior sobrevivência e a propagação dos indivíduos já existentes. Segundo o Instituto Ibramar, essas ações de isolamento das áreas e a eliminação dos fatores de degradação favorecem a regeneração natural.

A técnica de restauração assistida também foi usada. Nesse caso, houve a inserção de novas espécies para propagar a diversidade do local, seja via plantio de mudas ou semeadura direta. No total, foram plantadas 41 espécies botânicas diferentes.

O diagnóstico ambiental detalhado foi conduzido com auxílio de drones para mapeamento aéreo e por equipes de campo utilizando mapas georreferenciados, a fim de identificar os fatores de perturbação ambiental e atuar na sua eliminação ou mitigação.

Ainda no primeiro mês de execução, as equipes socioambientais do Instituto Ibramar realizaram visitas técnicas em 10 localidades, em busca de lideranças comunitárias, onde foram mapeadas e quantificadas as famílias locais, assim como foi apresentados a equipe de coordenação do projeto, o cronograma de ações e a explicação de todas as atividades previstas. As visitas contaram com o apoio do setor público municipal.

O sucesso do Projeto Restaurando o Cerrado ressalta a importância da restauração ecológica para a preservação do meio ambiente, mostrando como esforços coordenados podem impulsionar a recuperação de ecossistemas vitais.

SAIBA MAIS SOBRE O CERRADO AQUI

Baixe nossos livros, também, pelo Google Play


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *