NOTÍCIAS

 21/03/2018

Projeto Uruçu Capixaba é lançado e recebe apoio técnico do IFES

Nenhum comentário


Anúncio foi feito pelo Professor Eduardo A. Ferreira durante o evento de lançamento do projeto na última sexta-feira (16).

 

abelha01

 

O Instituto Brasileiro do Mar (Ibramar) lançou o projeto “Uruçu Capixaba” na última sexta-feira (19) no CRAS de Ponto Alto, em Domingos Martins, na região de montanhas do Espírito Santo. Durante o evento, o Professor Eduardo A. Ferreira, que ministra aulas de Meliponicultura no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Santa Teresa, ofereceu apoio o técnico da instituição disponibilizando o Setor de Meliponicultura para a capacitação das pessoas envolvidas no projeto Uruçu Capixaba, ao que se refere a Meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão).

Confira a galeria de fotos do evento

A apresentação do projeto foi feita pelo consultor do Ibramar, o engenheiro florestal Guilherme Pimenta Diniz. Ele abordou a história do Instituto, os projetos realizados e detalhes sobre as fases do Projeto Uruçu Capixaba. A iniciativa mira a adoção de medidas integradas de restauração florestal que irão permitir traçar estratégias de conservação das abelhas nativas, com destaque para a “uruçu-capixaba”.

A ação engloba desde o plantio de mudas nativas com potencial melíferas até a revitalização de nascente e implantação de caixas secas para contenção da erosão nos córregos locais. O projeto, que conta com o patrocínio da Petrobras, será desenvolvido na RPPN Uruçu Capixaba, e nas comunidades de São Bento do Chapéu e Paraju, todas no município de Domingos Martins.

O Professor Eduardo A. Ferreira comentou quanto a possibilidade de apoio acadêmico do Campus Santa Teresa – IFES para a realização do projeto, que também visa ações na área de educação ambiental. “Quando se trata de abelha e meio ambiente, eles andam juntos. É um inseto que precisamos ter mais respeito”, afirmou o especialista – que é mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Doutorando em Produção Vegetal (Área-Polinização) na Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF).

A Instituição Federal de Ensino conta com um Meliponário (local destinado a criação e manejo dos meliponineos), o único existente no IFES, que poderá ser de grande ajuda na capacitação dos envolvidos no Projeto Uruçu Capixaba, que vai recuperar florestas por meio da preservação da abelha Melipona capixaba, conhecida popularmente como “uruçu-capixaba”. Em sua fala, o Professor Eduardo A. Ferreira lembrou que o diretor presidente do IBRAMAR, Jucenio Mauro Romagna, foi aluno da antiga Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa (atual Campus Santa Teresa – IFES), há vinte anos. Jucenio agradeceu o apoio da instituição de ensino e destacou também a parceria com a Petrobras, que patrocina o Projeto Uruçu Capixaba.

Na última quinta-feira (15), o diretor do Ibramar esteve na Escola Família Agrícola de São Bento do Chapéu, onde o instituto vai atuar de forma regular em ações voltadas para contribuir com sua expertise em ações de educação ambiental voltadas para o meio rural.

As atividades do Projeto Uruçu Capixaba também serão desenvolvidas em parceria com a Associação Apícola Centro-Serrana (APICES), que contribuirá na disseminação das melhores práticas desenvolvidas resultantes do projeto. O Ibramar conta com a parceria institucional da Prefeitura de Domingos Martins.

O evento de apresentação do Projeto Uruçu Capixaba contou ainda com a participação de autoridades, produtores rurais e integrantes da Associação de Meliponicultores do Estado do Espírito Santo (AME-ES).

Compuseram a mesa do evento, o vice-prefeito de Domingos Martins, Romeu Stein; o professor do IFES – Campus Santa Teresa, Eduardo A. Ferreira; o presidente da Câmara de Vereadores do município, Júlio Maria Christ; o secretário municipal de Meio Ambiente, Daniel WruckBringer; e o vereador de Marechal Floriano, Ubaldino Saraiva, que é técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Sobre o IBRAMAR

O Instituto Brasileiro do Mar – IBRAMAR é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2008, com personalidade jurídica de direito privado e de interesse público. A entidade surgiu a partir da iniciativa de profissionais ligados aos setores de meio ambiente e de ações sociais, preocupados com os três principais pilares de apoio à sustentabilidade: desenvolvimento econômico com responsabilidade social, respeito às comunidades tradicionais e disseminação de conceitos de educação socioambiental.

Entre as ações desenvolvidas pela entidade, estão: o Projeto Renascente, com foco na recuperação florestal em áreas de preservação permanente no entorno de nascentes e cursos d’água da bacia do Rio Jucu, que abastece a região metropolitana da Grande Vitória; e o Projeto Tilápia das Montanhas, que desenvolve uma tecnologia social de baixo custo para o aquecimento de água utilizada na aquicultura, utilizando fontes de energias alternativas em pequenas propriedades rurais no município de Domingos Martins.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *