NOTÍCIAS

 04/06/2018

Projeto Uruçu Capixaba inicia atividades sobre educação ambiental nas escolas

Nenhum comentário


Alunos do 6º e 9º ano de escolas na zona rural de Domingos Martins aprenderam mais sobre boas práticas na agricultura, conservação ambiental e tiveram uma introdução à apicultura.

 

Projeto Uruçu Capixaba inicia atividades sobre educação ambiental nas escolas

 

O projeto Uruçu Capixaba iniciou a série de atividades sobre educação ambiental nas escolas do município de Domingos Martins, na região de montanhas do Espírito Santo. Durante o mês de maio, os alunos das escolas Germano Lorosa, na comunidade de Cristo Rei, e Família Agrícola, em São Bento do Chapéu, tiveram uma aula mais que especial. Os consultores do projeto levaram informações sobre boas práticas na agricultura e de conservação ambiental aos jovens estudantes do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental. Eles também conheceram mais sobre o projeto, que conta com o patrocínio da Petrobras.

Na Escola de Germano Lorosa, os alunos do 6º ano tiveram uma palestra sobre a importância dos insetos para a polinização e, consequentemente, para a conservação ambiental e o aumento da produtividade das lavouras. O consultor do projeto Uruçu Capixaba, Márcio Neves, fez uma explicação sobre a cultura de abelhas nativas sem ferrão (meliponicultura) e a necessidade de preservação dessas espécies, hoje ameaçadas pelo desmatamento e o avanço no uso de agrotóxicos.

Os estudantes também puderam compartilhar suas reflexões sobre a importância das abelhas para o meio ambiente. A atividade foi considerada tão boa pelos jovens, que uma nova palestra já foi pré-agendada com a turma do 6º ano sobre o tema “recursos hídricos e conservação do meio ambiente”. Também estão sendo cogitadas outras ações em parceria com a escola, como a criação de um projeto de horta ecológica e de compostagem de resíduos orgânicos. Segundo a direção da instituição de ensino, essas ações já acontecem no local, mas carecem de apoio técnico.

Depois foi a vez da Escola Família Agrícola de São Bento do Chapéu receber a visita do Projeto Uruçu Capixaba. Os alunos do 9º ano tiveram uma oficina sobre ecologia e a fisiologia das abelhas. Eles tiveram uma introdução teórica sobre o manejo das abelhas para a produção de mel e a importância da apicultura na geração de uma fonte de renda alternativa no âmbito da agricultura familiar.

A turma mostrou bastante interesse pelo tema, já que alguns tiveram o primeiro contato com a apicultura e, especialmente, com a meliponicultura. Ficou decidido que os consultores do projeto vão retornar em breve à escola para dar continuação ao aprendizado, desta vez, com a introdução à prática da apicultura, com a apresentação das ferramentas e técnicas de manejo.

A educação ambiental é um dos objetivos do Projeto Uruçu Capixaba, que é realizado pelo Instituto Brasileiro do Mar – IBRAMAR, com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A iniciativa visa proporcionar medidas integradas de restauração florestal que irão permitir traçar estratégias de conservação das abelhas nativas, com destaque para a Melipona capixaba – cujo nome popular dá nome ao projeto.

Sobre o IBRAMAR

O Instituto Brasileiro do Mar – IBRAMAR é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2008, com personalidade jurídica de direito privado e de interesse público. A entidade surgiu a partir da iniciativa de profissionais ligados aos setores de meio ambiente e de ações sociais, preocupados com os três principais pilares de apoio à sustentabilidade: desenvolvimento econômico com responsabilidade social, respeito às comunidades tradicionais e disseminação de conceitos de educação socioambiental.

Entre as ações desenvolvidas pela entidade, estão: o Projeto Renascente, com foco na recuperação florestal em áreas de preservação permanente no entorno de nascentes e cursos d’água da bacia do Rio Jucu, que abastece a região metropolitana da Grande Vitória; e o Projeto Tilápia das Montanhas, que desenvolve uma tecnologia social de baixo custo para o aquecimento de água utilizada na aquicultura, utilizando fontes de energias alternativas em pequenas propriedades rurais no município de Domingos Martins.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *