NOTÍCIAS

 31/08/2023

Saiba mais sobre os biomas que o Ibramar atua

Nenhum comentário


O Instituto Ibramar cuida do nosso ambiente em quatro projetos, sendo três no Cerrado e um na Mata Atlântica. 

Neste texto, vamos aprender mais sobre esses dois ecossistemas que denominamos por bioma. 

CERRADO

Em 1988, um cientista chamado Norman Myers criou o termo “hotspot” para falar de lugares onde habitam diferentes seres vivos e que, ao mesmo tempo, são áreas ameaçadas. O cerrado é considerado um hotspot mundial. 

No dia 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado.

Ele fica no centro do Brasil, envolvendo onze estados, incluindo Tocantins, Maranhão e Piauí. Além disso, ele se mistura com outros biomas como a Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Pantanal.

Biodiversidade

Ele é conhecido como a savana mais rica do mundo. Nesse bioma, se misturam vários tipos de plantas misturadas entre os campos, savanas, veredas e florestas, com a presença de rios, córregos e cachoeiras.

Afinal, é onde vivem mais de 330 mil tipos de plantas e animais. Cerca de 38% das plantas, 17% dos répteis e 28% dos anfíbios só existem na região. 

Além disso, é uma fonte essencial de água para o país por conta dos seus planaltos. Por isso, é conhecido como “Berço das águas do Brasil”.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cerca de um em cada cinco tipos de plantas e animais que só existem no Cerrado não estão mais seguros e, pelo menos, 137 tipos de animais que vivem na região estão ameaçados de extinção.

Para ajudar a mudar e cuidar do Cerrado, o Instituto Ibramar trabalha na região há quase 2 anos, com projetos em estados diferentes: Tocantins, Maranhão e Piauí. 

MATA ATLÂNTICA

É um conjunto de ecossistemas florestais e composições florísticas bem diferenciadas que se estende em 17 estados, incluindo o Espírito Santo. 

Com o clima tropical, quente e úmido, a Mata Atlântica possui um relevo de planaltos e serras. 

A biodiversidade desse bioma é bem semelhante à da Amazônia. 

É uma floresta tropical que abriga cerca de 20 mil espécies vegetais, esse número representa 35% das espécies encontradas no nosso país. 

Considerada uma riqueza, é o habitat de espécies que vivem unicamente na região, como: micos-leões, pica-pau-da-cabeça-amarela, onça-pintada,  sapo-cururu e arara-azul-pequena. Além desta lista, são encontrados tamanduás, preguiças, antas, veados etc. 

Ao total, a fauna desse bioma é o habitat de mais de 2 mil espécies de animais. 

No dia 27 de maio é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. 

Cuidado com as espécies 

Infelizmente, é um bioma que também abriga espécies consideradas ameaçadas de extinção, como o lobo-guará e o pau-brasil. 

Da área original, apenas 12,5% ainda existe.

Para preservar o bioma, o Instituto Ibramar atua na região desde o ano de 2021 com o projeto Nascente Viva, no Espírito Santo, enfatizando a conservação ambiental.

Os resultados de todos os nossos projetos podem ser acessados no nosso site. 

Referências: 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *