NOTÍCIAS

 07/08/2018

Uruçu Capixaba discute importância das abelhas na conservação da natureza

Nenhum comentário


Projeto terá estande na II Feira do Meio Ambiente de Domingo Martins com palestras e exposição de atividades de preservação ambiental

 

Feira do Meio Ambiente 2017 - Estande Ibramar

A importância das abelhas nativas na conservação da natureza será o foco das ações do Projeto Uruçu Capixaba durante a segunda edição da Feira do Meio Ambiente de Domingos Martins (região de montanhas do Espírito Santo), que acontecerá entre os dias 16 e 19 deste mês. Com patrocínio da Petrobras, o projeto atua na preservação de espécies nativas de abelhas, principais responsáveis pela polinização de plantas e manutenção das florestas. O Ibramar (Instituto Brasileiro do Mar) terá um estande sobre o projeto na feira, além de promover uma palestra aberta ao público sobre o papel do inseto na natureza.

O engenheiro florestal do Ibramar, Guilherme Diniz, vai abordar o tema “Conservação de Abelhas Nativas”, um dos objetivos do projeto Uruçu Capixaba – que vai traçar estratégias para a preservação dos insetos, com destaque para a Melipona capixaba, cujo nome popular dá nome à iniciativa. “Será mais uma excelente oportunidade de apresentar nossas atividades à sociedade e destacar a importância de preservar a Melipona capixaba, que é muito importante para o ecossistema da região devido à sua grande capacidade de polinização”, avaliou Jucenio Mauro Romagna, diretor-presidente do Ibramar.

 


Palestra - Projeto Uruçu Capixaba

 

A segunda edição da feira terá como tema a “Água”, tendo como objetivo conscientizar a população local sobre cuidados com o meio ambiente, e neste ano, mais especificamente sobre a água, e contará com a participação de associações, ONGs, empresas, institutos e entidades ligadas à área. A conservação dos recursos hídricos tem relação direta com a preservação das florestas que, por sua vez, dependem do “trabalho” feito pelas abelhas, polinizando as plantas, completando o ciclo de vidas das espécies. As abelhas também são fundamentais na recuperação de áreas degradadas, outra preocupação do Projeto Uruçu Capixaba.

Durante a II Feira do Meio Ambiente, o público também poderá conferir outros trabalhos produzidos por estudantes e organizações ambientais, projetos desenvolvidos no município que visam à proteção dos ecossistemas existentes na região, além de estandes informativos. Ao longo dos últimos quatro meses, o projeto Uruçu Capixaba já organizou palestras em escolas, além de ações de conservação ambiental, como o plantio de mudas de árvores nativas na região. A feira é organizada pela administração municipal com a participação diversas entidades, entre eles, o Ibramar.

Conheça mais sobre o Projeto Uruçu Capixaba nas mídias sociais: fb.com/projetourucucapixaba (Facebook) / instagram.com/urucucapixaba (Instagram)

Serviço:
II Feira do Meio Ambiente de Domingos Martins
Data: 16 a 19 de agosto de 2018
Local: Em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt, na Sede de Domingos Martins
Horário: Das 9h às 19h


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *